PROJETOS
Sanfona Brasileira
Apresentamos o Show “Sanfona Brasileira”, com Paulo Maia no Acordeon, acompanhado de Emilio dos Santos. O Show contém 12 (doze) músicas do cancioneiro brasileiro, que são características do uso do acordeon. Elas representam cada uma delas, um ritmo e um estilo, criado, caracterizado ou influenciado pelo acordeon, nas mais diversas regiões do Brasil, de sul ao norte.
A prática musical deste instrumento, em suas múltiplas variantes, compreende diversas vertentes e ramificações, refletindo, de certo modo, a multiplicidade cultural de um país de dimensões continentais
Neste show são apresentados os principais ritmos e estilos que utilizam o acordeon no cenário musical brasileiro, tais como o Vanerão e a Milonga (Rio Grande do Sul), o Rasqueado (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), o Choro e a Quadrilha (São Paulo e Rio de Janeiro), a música Sertaneja Raíz (Centro Oeste Paulista e Minas Gerais), os rítmos nordestinos, como o Xote, o Baião, o Frevo, o Xaxado.
Hoje, a sanfona encontra-se em quase todos os ritmos e estilos musicais e se tornou um instrumento muito popular no Brasil.
Espera-se com este projeto, difundir os ritmos e estilos que fazem parte das raizes da música brasileira, bem como a participação da sanfona (acordeon) nessa história.
Jazzcob do Bandolin
O Show “Jazzcob do Bandolin” é uma homenagem ao grande nome e expoente da música brasileira “Jacob do Bandolim”. Jacob foi um dos grandes bandolinista e compositores do século passado.
Jacob do Bandolim modernizou o estilo com a introdução de outros instrumentos não usuais no gênero, como o acordeom e o vibrafone. São de sua autoria clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba. Alcançou popularidade ao montar o conjunto “Época de Ouro” no início da década de 60, que permanece em atividade até hoje.
Para este show o grupo “Paulo Maia Trio” elabora novos arranjos para as músicas de Jacob do Bandolin propondo uma sonoridade diferente das gravações originais, a partir da fusão dos elementos do jazz (piano, Baixo e Bateria), com a linguagem do choro (bandolin e clarinete), onde a liberdade de improvisação se faz presente diferenciando-se das rodas de choro tradicionais.
Essa formação já foi experimentada por Jacob do Bandolin quando gravou com o grupo Zimbo Trio em 1968.
Paulo Maia Trio convida para este show o grande solista Carrapicho Rangel, um dos maiores bandolinistas do Brasil
Paulo Maia Quarteto
Grupo Bauruense criado em 2012 com o intuito de estudar e divulgar a música brasileira, dentre elas em especial a Música Universal (Gênero criado por Hermeto Pascoal), a liberdade improvisação e a riqueza dos arranjos são característica forte do quarteto que em 2022 completa 10 anos, PM4 gravou seu álbum em 2015 com participações especiais de Hermeto Pascoal, André Marques, Fabio Pascoal e Rafael Leone, em sua trajetória o grupo já tocou em festival de grande expressão no Brasil, entre eles Femucic (PR), Ourinhos (SP), Painel instrumental (Tatuí), Brasil Instrumental (SP), Festival de inverno (Bauru), entre outros, além de se apresentar em Sesc pelo estado com inúmeros projetos, alguns acompanhando grandes nomes da música instrumental brasileira como Arismar do Espirito Santo, Carlos Malta, Hermeto Pascoal, Luiz Bueno (Duofel) Carrapicho Rangel entre outros.
Paulo Maia - Piano Universal
O Show Piano Universal - é formado por um repertório autoral apresentando suas influências da “Música Universal”, Termo criado por Hermeto Pascoal onde a música trabalha sem preconceitos, podendo ter todos os ritmos e melodias acompanhado de uma boa harmonia, uma junção de linguagens sem fugir das raízes, podendo ser uma música abstrata e simples ao mesmo tempo, este trabalho foi premiado no concurso Guimar Novaes em 2021 e no Proac 39/2021, com uma aula sobre a linguagem do Piano Universal e suas escritas.
A música brasileira se faz presente neste show usando linguagens como do samba, maracatu, xaxado, chacareira com muita de improvisação e criação.
Show - A Música Universal de Hermeto Pascoal
Uma homenagem ao mestre dos sons Hermeto Pascoal, no repertório clássicos como "Chorinho pra ele, Rebuliço, Ginga Carioca, Forró Brasil, Santo Antônio, entre outros.
Para este evento o Paulo Maia Quarteto tem sempre um convidado que fez história ao lado do Hermeto e Grupo, ja realizamos ao lado de Fábio Pascoal, Carlos Malta, Carol Panesi e Jota P.